terça-feira, 29 de junho de 2010

mensagem 29/06/10

Sempre dá para resolver uma questão que parece impossível.



O que não dá, é ficar insistindo na mesma solução, no mesmo caminho, na mesma teoria.


Nem tentar reverter o que passou, o que deixou de fazer, o que ficou apenas na lembrança.

Se a dor está insuportável, o melhor analgésico é o trabalho, ainda mais se for trabalho solidário, pois, além de sedar a dor, é poderoso “antibiótico” contra a solidão que apavora, contra o desânimo que paralisa e contra o orgulho que cega e cria a revolta.


Fuja da revolta, “péssima conselheira” e inimiga da felicidade, que para ser plena, precisa satisfazer diversos lados.


Em qualquer tempo da sua vida, é fundamental lembrar que o dia é uma oportunidade única de recomeçar, de semear novas sementes, que vão germinar e vão dar frutos que você vai ter que colher.


Lembre-se: o mundo precisa de você.

5 comentários:

  1. A POESIA DA VIDA

    O poeta adquiriu um pedaço de terra em plena serra. Um lugar para sonhar, fazer poesia, escrever, inebriar a alma. Não pretendeu mexer em nada. Deus, afinal, fizera tudo tão bonito. O regato de água cristalina descendo do alto da serra, por entre pedras, formando cachoeiras e remansos gelados. Samambaias, avencas, brincos de princesa em profusão. Campos verdes, bordados de flores minúsculas. Também enormes araucárias, com sua casca rugosa, onde crescem bromélias. Um pedaço do céu cheio de beleza e vida. Mas, nesse belo lugar, há um morro de terra ruim. Tão ruim que até o capim protesta e não vinga. O poeta olhou para aquela terra, aparentemente imprestável, e resolveu dar uma mãozinha para a natureza. Pensou que poderia plantar araucárias ali. Uma mata cheia de pinheiros, com suas copas altivas, braços erguidos ao céu, como a pedir bênçãos. Maravilha! Começou a sonhar. Como não entende muito dessas coisas, foi pedir auxílio. Consultou as pessoas do lugar. Ninguém aprovou sua idéia. Imagine! Plantar araucárias. Elas levam muito tempo para crescer. Como o poeta já não é tão jovem, disseram-lhe que, com certeza, ele nem chegaria a ver os pinheiros crescidos. Além do mais, não se pode cortar araucária. Ela é protegida por lei. Cortar uma árvore dessas é crime. E para que plantar árvores se não podem ser cortadas? Afinal, somente cortadas é que elas valem dinheiro, podem ser vendidas. Aconselharam o poeta a plantar eucaliptos. Eles crescem rápido. Dão lucro a partir do terceiro ano. O poeta voltou para sua casa. Ninguém o tinha entendido. Descobriu que ele e os seus vizinhos eram de mundos diferentes. Ele era um ser da floresta, sem pressa, como as sementes colocadas no solo. Os seus vizinhos pensavam em coisas rápidas, em dinheiro no banco, em lucros. Ele desejava desfrutar o espetáculo colorido e perfumado da floresta exuberante. Ver, cheirar. É tudo que queria. Eles só tinham em mente o comércio, os negócios. Por isso um eucalipto que pode ser cortado em três anos é muito mais importante do que uma araucária que não pode ser cortada nem em 50 anos. E o poeta ficou a pensar como é a cabeça dos homens que só pensam no lucro. Perderam o sentido e a beleza da vida. Recordou dos que matam beija-flores e sabiás para os salgar e vender, a fim de serem consumidos como tira-gosto, em meio a risadas e bebidas. São os que olham para os pingüins do ártico e pensam em transformá-los em ração para cachorro. Que olham para uma imensa floresta de sequóias e acham um terrível desperdício aquela propriedade habitada somente por árvores. No seu conceito de lucro, muito melhor seria queimar a floresta toda e transformá-la em condomínio luxuoso. Por tudo isso, o poeta resolveu mesmo plantar araucárias. Se ele chegará a vê-las crescidas ou não, não importa. Importa que ele semeou esperança e vida que poderão alegrar outros olhos e corações, no futuro.

    Onde estiver o seu tesouro, ensinou Jesus, aí estará seu coração. Seu coração está na vida, na beleza ou no lucro? Você deseja uma terra pródiga de belezas onde seus filhos possam viver? Ou simplesmente um lugar para usufruir todo o possível, rápida e velozmente? Você decide se plantará araucárias ou eucaliptos na terra do seu coração...

    ResponderExcluir
  2. Peter Pan e a responsabilidade

    O escocês J.M. Barrie criou, por volta do ano de 1902, o seu personagem Peter Pan, representando uma criança que não desejava crescer.

    A temática envolvendo o jovem Pan está sobretudo na questão de evitar os desconfortos da vida adulta, as responsabilidades, os sofrimentos.

    A chamada síndrome de Peter Pan tornou-se um termo psiquiátrico usado para descrever um adulto que receia os comprometimentos, e se recusa a agir conforme sua idade, a amadurecer.

    Responsabilidade é uma palavra que dói, só de dizer, só de pensar, para muitos jovens nesses dias.

    Tudo parece mais leve, mais fácil, quando nos abrigamos na terra do sonho, ou na terra do nunca, usando da localização criada pelo pai de Pan, Barrie.

    Compromissos são pesados, exigem isso, exigem aquilo. Por isso, é melhor não tê-los - pensam muitos.

    Amadurecimento parece sinônimo de tristeza, de prisão.

    Não há nada de mal em querer manter viva a sua porção criança, sua alma juvenil e sonhadora. A alma dos planos, da imaginação fértil, da criatividade - tudo isso é muito bom.

    Porém, o exagero, a falta de encarar a vida como uma responsabilidade séria, poderá trazer muitos prejuízos ao Espírito em desenvolvimento.

    Por que ter medo da responsabilidade? Do compromisso? São leis da natureza - caminhos necessários da vida.

    E a responsabilidade não precisa ser vista como algo pesado, penoso, que cerceia nossa liberdade. Pelo contrário: quanto mais responsáveis somos, e cumpridores de nossos deveres, mais livres seremos.

    Ser responsável é poder responder pelas próprias ações. É poder justificar as razões dos próprios atos. Assim, é da lei natural.

    Fugir da responsabilidade é fugir da vida, das Leis Divinas.

    É como se ousássemos dizer, em determinada manhã: Hoje não serei influenciado pela força da gravidade!

    Não há como escapar. a falta de responsabilidade aqui gera ali, pela lei universal de causa e efeito, o compromisso de reparação, de ajuste, de acerto.

    Assim, a fuga é apenas temporária, a responsabilidade apenas postergada, e novos comprometimentos adquiridos. Muitos deles, inclusive, que não seriam necessários.

    Em função de tudo isso perguntaríamos aos que clamam a liberdade sem responsabilidade: de que adianta fugir? De que adianta postergar?

    A vida adulta não precisa ser encarada com esse cenho carregado, com essa seriedade sisuda, cabisbaixa, amarga.

    Nossa porção criança - não a que não deseja crescer, mas a que não deseja amargar - sempre nos auxiliará a enxergar os acontecimentos sob o lado bom dos mesmos.

    Ela nos trará o humor saudável, a leveza nos relacionamentos com os outros, o coração aberto, sem as máculas dos preconceitos, o sorriso constante de gratidão pela oportunidade de viver.

    Que possamos levar, da figura simpática de Peter Pan, a leveza de seus voos, da porção criança que nos ajuda a nunca desistir dos sonhos almejados.

    Que possamos carregar em nós a criança que deseja crescer sim, em seu tempo, sem pressa, aproveitando cada fase da vida com tudo que tem a nos conceder de melhor.

    ResponderExcluir
  3. Onde está você?

    Onde está você com seus pensamentos nesse momento?

    Será que está presente na conversa com os amigos, ou está longe, viajando por lugares distantes?

    Onde está sua felicidade agora?

    Será que está junto de você, ou está longe, em objetos distantes, em pessoas que se foram, em bens materiais que você ainda não tem?

    Onde está seu sorriso agora?

    Está em seu rosto, estampando a sua alegria e confiança na vida?

    Ou será que foi levado por alguém que não está mais aqui?

    Será que seu sorriso ainda depende dos outros?

    Onde está a sua vontade de viver, agora?

    Está aí mesmo dentro de você chamando-o, a cada minuto, para as oportunidades, para viver os dias, ou está nas mãos de outras pessoas, e você está perdido sem saber para onde ir?

    Quem é o dono da sua vida, da sua vontade e da sua motivação?

    O que você precisa para ser feliz agora?

    Um emprego? Será que você não consegue procurar um pouco mais? Quem sabe mudar os rumos? Ou procurar em lugares onde você nunca havia procurado antes?

    Não coloque para si mesmo obstáculos demais!

    Será que a felicidade está apenas na conquista de um emprego?

    Talvez você precise de um amor.

    Então cultive novas amizades! Lembre-se de que a amizade é a fonte do amor verdadeiro!

    Procure se aproximar mais das pessoas, quem sabe!

    Antes de querer ser amado, ame!

    Onde está seu Deus agora?

    Será que você já o descobriu dentro de você?

    Será que você já o descobriu nas leis maravilhosas que regem o universo? Na proteção que recebemos, nas chances, nos encontros, nas bênçãos da vida?

    Será que você já o descobriu nas estrelas, nos mares, nos ventos, no perfume das flores?

    Onde está você agora?

    No curso mais seguro da vida, tendo sua embarcação sob controle? Ou está à deriva? Distraído pelas ilusões que encrespam o oceano todos os dias?

    Onde está você agora?

    Buscando um sentido maior para tudo, buscando o crescimento espiritual, ou está preocupado com coisas tão pequenas, incomodado com problemas tão simples?

    É tempo de saber onde realmente estamos.

    É tempo de repensar muitas coisas, de dar um novo sentido a tudo, de redescobrir as coisas mais simples e possíveis, e recriar a vida, colocando-a em seu curso seguro.

    Como nos ensinou o Mestre de Nazaré, onde estiver seu coração, aí estará também o seu tesouro.

    Pense nisso!

    Por vezes nossos olhares se perdem no espaço à procura de algo que se encontra bem perto de nós.

    Outras vezes permitimos que nosso sorriso siga atrelado ao passo de alguém que se afasta de nós...

    Nossa alegria, tantas vezes, perde a força por causa de algo insignificante.

    Às vezes permitirmos que a nossa vontade de viver se enfraqueça, vencida pelas ilusões e fantasias...

    No entanto, para que não deixemos de viver o momento, intensamente, é preciso prestar atenção nas horas, no agora, no hoje, para que não deixemos escapar as mais excelentes oportunidades de construir nossa felicidade duradoura.

    Pensemos nisso!

    ResponderExcluir
  4. Regar a alma

    Vivemos dias de estiagem.

    Estiagem de afeto.

    Dias em que a alma se ressente da ausência de diálogo e de compreensão.

    Dias em que os seres se isolam no próprio egoísmo e se trancam com as suas próprias dores, nas furnas da angústia e da depressão.

    Afogam-se nas próprias lágrimas e escutam apenas os próprios lamentos.

    Ignoram as dores alheias e desprezam as verdades do próximo.

    Vivemos dias de grande amargura.

    Dias de solidão em meio à turba que passa sem destino, nem rumo.

    Dias em que as pessoas, apesar de toda a riqueza e de todos os recursos dos quais dispõem, sentem-se arrastadas pela correnteza bravia da vida, como se nada pudesse ser feito para evitar tamanha desdita, como se fosse fatal a queda, o fracasso humano.

    Muitos se perguntam: "onde foi parar a esperança? Como recuperar a paz perdida?"

    Ora, a esperança e a paz jamais deixaram de habitar as paragens onde sempre foram encontradas.

    Permanecem encantando as almas que as buscam com sinceridade e persistência, nos caminhos do bem.

    Não foram elas que abandonaram o homem.

    Em verdade, foi o próprio homem que as confundiu com as ilusões passageiras.

    Foram tomadas por miragens incapazes de sustentar por longo período a satisfação fugaz dos primeiros tempos.

    Ludibriado pelo próprio querer o homem passou a buscar em outras fontes a água da vida.

    Abandonou a estrada das virtudes, que tem portas estreitas, passando a trilhar a senda do equívoco. Valeu-se do livre-arbítrio para fazer as mais variadas escolhas.

    No entanto, tais escolhas, em sua grande maioria, foram embasadas apenas na satisfação imediata dos próprios desejos.

    Os compromissos anteriormente assumidos foram relegados ao esquecimento.

    As responsabilidades decorrentes da própria vontade foram ignoradas.

    Com isso, não haveria como existir nos campos da vida paisagem diversa da qual hoje encontramos.

    Desertos e desolação.

    Angústia e desesperança.

    As sementes espalhadas pelo divino semeador jazem ocultas entre a erva-daninha e o pedregulho.

    Permanecem inertes, como se fossem incapazes de tocar o coração humano, rompendo a casca da indiferença e fazendo brotar, finalmente, a flor do entendimento.

    Vivemos dias de estiagem.

    Nossas almas clamam pela rega abençoada que lhes concederia a alegria verdadeira que desconhecem.

    Clamam por ela, mas, no entanto, raramente se dispõem a recebê-la.

    Ei-la que surge em cada um dos exemplos irretocáveis do cristo.

    Faz-se presente em nossas vidas por meio das mensagens de elevada vibração dos espíritos benfeitores.

    Comparece diante de nós em cada gesto de amor que recebemos ou que presenciamos.

    Aproveitemos a seiva divina para dessedentar nossos espíritos tão necessitados da paz oferecida pelo cristo.

    Deixemos que nossas almas, tão sedentas do bem, sejam, de uma vez por todas, tocadas pela mensagem de amor e de esperança ensinadas por Jesus.

    Reguemos nossas consciências com os ensinamentos do mestre, a fim de que brote em nós os frutos da compaixão e da verdadeira fraternidade.

    Só assim veremos renascer, no solo da nossa alma, a gloriosa esperança.

    ResponderExcluir
  5. Justiça divina

    Eles eram jovens, amáveis e simpáticos. Seus semblantes irradiavam alegria. Amavam-se com esse primeiro amor que se assemelha a uma árvore florida que espera a estação propícia para se transformar em um celeiro de frutos.

    Uniram-se por amor. Ele era um modesto empregado e ela costureira. Viram-se e se amaram. Amaram-se e se uniram.

    Ao se unirem, logo pensaram na bênção de um primeiro filho. A moça, olhando gravuras de querubins, pediu a Deus que lhe desse um filho tão lindo como uma daquelas figuras angelicais.

    Um ano se passou. O amoroso par juntou economias e preparou o necessário para vestir um recém-nascido.

    Ela costurou roupinhas de cambraia com preciosas rendas, conjuntos brancos com finos bordados, gorros, tudo de mais belo e delicado para receber o seu bebê.

    Esperaram o filho que imaginavam belo e que deveria chegar pedindo beijos com seus sorrisos.

    Enfim, chegou o momento do parto. Áurea sentiu as primeiras dores e depois de um laborioso período deu à luz um menino.

    Logo quis vê-lo, mas seu esposo e as pessoas que a rodeavam simplesmente a olhavam com tristeza.

    Entre si trocavam olhares melancólicos e cochichavam algo que ela não conseguia entender.

    Por fim, depois de insistir, Àurea acabou por gritar: "Vocês não me escutam? Quero abraçar meu filho. Por acaso está morto?"

    "Não", disseram-lhe. "É que...o menino não tem braços, nem pernas!"

    Áurea estendeu os próprios braços e respondeu com ansiedade:

    "Pois tragam-no. Se não tem braços, nem pernas, ele estará mais tempo em meus braços."

    O menino era lindo. Olhos azuis, expressivos, cabelos louros muito abundantes. Os pais o amaram. Mas o pai, quando sua esposa não podia ouvir, dizia com profunda amargura:

    "Eu queria tanto um filho. E ele veio sem braços nem pernas. Que grande injustiça cometeu Deus para comigo. Se ao menos eu fosse rico, mas sou tão pobre!"

    Ante um quadro tão doloroso, a Doutrina Espírita nos oferece profundas elucidações, através da lei dos renascimentos, da tese das múltiplas existências, da lei de causa e efeito.

    Ela nos permite abrir uma porta para o nosso ontem, o nosso passado, dentro da História da Humanidade terrestre.

    Em O livro dos espíritos, os mensageiros espirituais esclarecem a grande questão do sofrimento, da dor, da enfermidade, afirmando que não são fatores propostos pelo Criador, mas conseqüências das violações de Suas Leis.

    Assim, de acordo com a natureza das faltas cometidas pelo Espírito, ele mesmo escolhe as provas que queira sofrer.

    Provas que o levem à expiação das faltas cometidas e a progredir mais depressa.

    Deus, na Sua justiça, permite que o culpado retorne ao cenário onde delinqüiu, para a retificação dos seus erros.

    E como ensinou Jesus "Se teu olho for causa de escândalo, arranca-o e joga-o fora", as deficiências e mutilações do hoje retratam exatamente a qualidade dos desacertos do ontem.

    Mas, como Deus é justiça e também misericórdia, permite que almas devedoras nasçam junto a corações amorosos que as aceitam e as ajudam com devoção, em sua trajetória de resgates e dores.

    Por isso mesmo, é comum encontrarmos mães carregando filhos que não andam, sem lamentar o esforço que realizam.

    Mães que vivem com filhos de ouvidos e lábios fechados e que, no entanto, lhes falam à acústica da alma, dizendo-lhes do seu amor.

    Mães que recebem filhos deficientes de toda ordem e que a eles se dedicam, heroínas anônimas, com desprendimento e amor.

    ResponderExcluir

PRECISO DE SEU COMENTÁRIO, SEJA BEM VINDO!

FILME JESUS

https://www.youtube.com/watch?v=SDTQ5WkZB1U

TENHO ALGO A LHE DIZER

CONTROLE SEU MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

CONTROLE SEU MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
VIDEOS E AULAS GRÁTIS. CLICK AQUI!

CAMINHE NA DIREÇÃO DO SUCESSO

Você Estebelece Metas?

A qualidade mais importante que você pode desenvolver para obter sucesso ao longo da vida é o hábito de tomar medidas concretas a respeito de seus planos, metas, ideias e intuições. Quanto mais tentar, mais cedo alcançará a vitória. Seguem abaixo, 21 passos necessários para estabelecer e alcançar metas e viver uma vida maravilhosa.

1.Libere seu potencial — Lembre-se sempre de que seu potencial é ilimitado. Tudo que você realizou na vida até agora foi apenas uma preparação para as coisas incríveis que poderá realizar no futuro.

2.Assuma o controle da sua vida — Você é totalmente responsável por tudo que é atualmente, por tudo que pensa, diz e faz, e por tudo aquilo se tornará a partir de agora. Recuse-se a encontrar desculpas ou a culpar os outros. Em vez disso, avance diariamente em direção a suas metas.

3.Crie seu próprio futuro — Suponha que não existem limites para o que você pode fazer, ser ou ter nos meses e anos vindouros. Pense a respeito e planeje seu futuro como se dispusesse de todos os recursos de que precisa para criar a vida que deseja.

4.Defina seus valores — Seus valores e convicções mais profundos o definem como pessoa. Dê-se ao trabalho de examinar detalhadamente aquilo que importa e tudo em que acredita em cada área de sua vida. Recuse-se a se desviar do que considera certo.

5.Defina suas verdadeiras metas — Decida o que realmente quer realizar em cada área de sua vida. A clareza é essencial para a felicidade e uma vida de alto desempenho.

6.Defina com clareza seu principal objetivo — Você precisa de um objetivo central para construir sua vida ao redor dele. Deve existir uma meta específica que o ajudará a alcançar suas outras metas. Decida qual é e trabalhe nela o tempo todo.

7.Analise suas crenças — Suas crenças a respeito de suas próprias capacidades e do mundo que o cerca terão mais impacto em seus sentimentos e em seus atos do que qualquer outro fator. Certifique-se de que suas crenças são positivas e estão de acordo com o objetivo de alcançar tudo que é possível para você.

8.Comece pelo início — Faça uma análise criteriosa de seu ponto de partida antes de começar a perseguir a consecução de sua meta. Determine qual é exatamente a sua situação no momento presente e seja honesto e, ao mesmo tempo, realista quanto ao que deseja realizar no futuro.

9.Avalie seu progresso — Estabeleça padrões, medidas e pontuações para si mesmo a caminho de sua meta. Essas medidas o ajudam a definir se está indo bem e permitem que faça os ajustes e correções necessários à medida que avança.

10. Remova os obstáculos — O sucesso resume-se à capacidade de resolver problemas e remover obstáculos a caminho de sua meta. Felizmente, a solução de problemas é uma aptidão que você pode dominar com a prática, alcançando suas metas mais rapidamente do que jamais julgou possível.

11. Torne-se um expert em seu campo de atuação—Você tem, em si, neste exato momento, a capacidade de ser um dos melhores naquilo que faz, de se juntar aos 10% que se encontram no topo de seu ramo de atuação. Estabeleça isto como uma meta, trabalhe nela diariamente e não pare de trabalhar até chegar lá.

12. Associe-se às pessoas certas — A escolha das pessoas com as quais você vive, trabalha e se socializa tem mais efeito em seu sucesso do que qualquer outro fator. Decida hoje mesmo associar-se apenas a pessoas de que você gosta, que respeita e admira. Voe com as águias, se quiser ser uma águia também.

13. Trace um plano de ação — Uma pessoa comum dotada de um plano bem elaborado supera de longe um gênio que não tenha um plano. Sua capacidade de planejar e organizar antecipadamente as coisas permitirá que você alcance até mesmo as metas mais complexas e ambiciosas.

14. Administre bem seu tempo — Aprenda como duplicar e triplicar sua produtividade, seu desempenho e sua produção praticando princípios práticos e comprovados de gerenciamento do tempo. Sempre estabeleça prioridades antes de começar e concentre-se no emprego mais valioso do seu tempo.

15. Reveja diariamente suas metas — Separe algum tempo por dia, por semana e por mês para examinar e reavaliar suas metas e seus objetivos. Certifique-se de que ainda está no caminho certo e de que continua trabalhando pelo que é mais importante para você. Esteja preparado para alterar suas metas e seus planos com novas informações.

16. Visualize constantemente suas metas — Dirija os filmes da sua mente. Sua imaginação é um trailer das próximas atrações de sua vida. Esteja constantemente “vendo” suas metas como se elas já tivessem se concretizado. Suas imagens mentais claras e estimulantes ativam todos os seus poderes mentais e atraem suas metas para a sua vida.

17. Ative seu superconsciente — Você tem, em seu interior e ao seu redor, um poder inacreditável que lhe proporcionará tudo que quer ou de que precisa. Dedique-se regularmente a explorar esta impressionante fonte de idéias e intuições para a consecução de metas.

18. Mantenha-se flexível em todas as circunstâncias — Tenha clareza sobre sua meta, mas seja flexível no processo para alcançá-la. Esteja constantemente aberto a maneiras novas, melhores, mais rápidas e mais baratas de alcançar o mesmo resultado, e se alguma coisa não estiver funcionando, esteja disposto a tentar uma abordagem diferente.

19. Libere sua criatividade inata — Você dispõe de mais capacidade criativa para resolver problemas e descobrir novas e melhores maneiras de alcançar metas do que jamais usou. Você é potencialmente um gênio. Pode explorar sua inteligência para superar qualquer obstáculo e alcançar qualquer meta que venha a estabelecer.

20. Realize algo todos os dias — Use o “Princípio do Impulso para o Sucesso”, e comece a agir em direção à sua meta, fazendo diariamente alguma coisa que o aproxime daquilo que quer realizar. A orientação para a ação é essencial para seu sucesso.

21. Persista até conseguir — Em última análise, sua capacidade de persistir mais do que qualquer outra pessoa é a qualidade que lhe garantirá grande sucesso na vida. A persistência é a autodisciplina em ação, e constitui a verdadeira medida de sua crença em si mesmo. Tome antecipadamente a decisão de que nunca, nunca desistirá!

Aí estão os 21 mais importantes princípios descobertos até hoje para o estabelecimento e a consecução de metas. Ao examinar e praticar regularmente tais princípios, você poderá ter uma vida extraordinária. Agora, nada pode detê-lo(a).