sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

COMUNICAÇÃO E ESCRITA

Comunicação Escrita: Como vender a sua imagem?

Etapas do Processo Seletivo
Nos processos seletivos, tornou-se comum a solicitação de uma redação.

O selecionador pode utilizá-la para uma análise grafológica (Técnica que traça o perfil da personalidade de uma pessoa por meio de sua escrita), ou ainda como um instrumento para melhor conhecer o candidato e sua comunicação escrita.

TIPOS DE REDAÇÃO

• NARRAÇÃO

• DESCRIÇÃO

• DISSERTAÇÃO


DESCRIÇÃO

Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar. Descrever É "fotografar" com palavras.
Ex.: Paulo está pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (caracterização subjetiva).
DISSERTAÇÃO

Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema.

Opiniões bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir).
Na dissertação, as idéias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira LÓGICA:

é composto por três partes coesas e coerentes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.

Pontos avaliados pelo selecionador na comunicação escrita

 Desenvoltura;

 Capacidade de argumentação;

 Vocabulário;

 Ortografia e caligrafia;

 Coordenação e expressão de idéias com objetividade e clareza;

 Grau de amadurecimento intelectual.



Aspectos como esses permitem conhecer ainda mais o candidato e contribuir para que o processo seletivo tenha um foco certeiro.

Quanto ao tema...

 Pode ser livre

O candidato escolhe o assunto, escrevendo sobre algo que domina.



 Conforme interesse de avaliação da empresa, exemplos:

- Autobiografia;

- Por que você deveria ser contratado?



 Temas da atualidade.

Apresentação visual da redação

 Centralize o título na primeira linha. O título pode apresentar interrogação desde que o texto responda à pergunta;
 Pule uma linha entre o título e o texto, para iniciar a redação;
 Utilize parágrafos e mantenha-os alinhados;
 Não ultrapasse as margens e também não deixe de atingi-las;
Atenção...

ERRADO

- Para MIM fazer, para MIM comprar ou para MIM comer.

- Vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando.

CERTO
- Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer.

(Mim não conjuga verbo, apenas "eu, tu, eles, nós, vós, eles”conjugam).

- Vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR.

Dicas para uma boa redação

 Evite a repetição de palavras no texto, procure sinônimos;
 Seja objetivo, evite rodear, organize suas idéias e escreva com clareza, comece com uma frase atraente, que desperte o interesse e estimule a leitura;
 Cuidado com a redundância, para que o texto tenha harmonia;

 Não abrevie, o leitor não é obrigado a entender palavras abreviadas, além disso corre-se o risco de abreviar erroneamente;

Dicas para uma boa redação

 Evite expressões em outros idiomas, como o inglês;
 Evite CLICHÊS, seu uso desvaloriza o texto, causando a impressão de falta de originalidade e de ausência de reflexão sobre o tema. Exemplos: Fechar com chave de ouro, encontrar uma luz no fim do túnel, a novela do aumento do salário mínimo, e outros;
 Atenção ao vocabulário, a variação é essencial, usar sempre as mesmas palavras denota pobreza de vocabulário, além de tornar cansativo o texto;

Dicas para uma boa redação

 Evite frases longas. Elas facilitam a perda de idéias. Fique atento ao uso das letras maiúsculas e dos parágrafos;
 Atenção à coerência do seu texto, para isso planeje o que vai escrever, registre e ordene as idéias, e procure colocar uma idéia por parágrafo, fazendo ligação entre eles;
 Tema: procure analisar sob outro ângulo e não fuja do que foi proposto;
Dicas para uma boa redação

 Releia e revise todo o texto, verifique erros de concordância, ortografia, frases incompletas, pontuação...A leitura deve ser prazerosa.

 O conhecimento é indispensável para a criatividade fluir, não há como escrever sobre o que não se conhece;
 Leia muito! Todos os tipos de leitura enriquecem o vocabulário, acrescentam informações que poderão ser importantes no futuro profissional.
Estabeleça um compromisso com você:

ler uma matéria por dia, uma revista por semana, um livro por mês...
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."

(Elmer Letterman)

Agora é a sua vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRECISO DE SEU COMENTÁRIO, SEJA BEM VINDO!

FILME JESUS

https://www.youtube.com/watch?v=SDTQ5WkZB1U

TENHO ALGO A LHE DIZER

CONTROLE SEU MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

CONTROLE SEU MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
VIDEOS E AULAS GRÁTIS. CLICK AQUI!

CAMINHE NA DIREÇÃO DO SUCESSO

Você Estebelece Metas?

A qualidade mais importante que você pode desenvolver para obter sucesso ao longo da vida é o hábito de tomar medidas concretas a respeito de seus planos, metas, ideias e intuições. Quanto mais tentar, mais cedo alcançará a vitória. Seguem abaixo, 21 passos necessários para estabelecer e alcançar metas e viver uma vida maravilhosa.

1.Libere seu potencial — Lembre-se sempre de que seu potencial é ilimitado. Tudo que você realizou na vida até agora foi apenas uma preparação para as coisas incríveis que poderá realizar no futuro.

2.Assuma o controle da sua vida — Você é totalmente responsável por tudo que é atualmente, por tudo que pensa, diz e faz, e por tudo aquilo se tornará a partir de agora. Recuse-se a encontrar desculpas ou a culpar os outros. Em vez disso, avance diariamente em direção a suas metas.

3.Crie seu próprio futuro — Suponha que não existem limites para o que você pode fazer, ser ou ter nos meses e anos vindouros. Pense a respeito e planeje seu futuro como se dispusesse de todos os recursos de que precisa para criar a vida que deseja.

4.Defina seus valores — Seus valores e convicções mais profundos o definem como pessoa. Dê-se ao trabalho de examinar detalhadamente aquilo que importa e tudo em que acredita em cada área de sua vida. Recuse-se a se desviar do que considera certo.

5.Defina suas verdadeiras metas — Decida o que realmente quer realizar em cada área de sua vida. A clareza é essencial para a felicidade e uma vida de alto desempenho.

6.Defina com clareza seu principal objetivo — Você precisa de um objetivo central para construir sua vida ao redor dele. Deve existir uma meta específica que o ajudará a alcançar suas outras metas. Decida qual é e trabalhe nela o tempo todo.

7.Analise suas crenças — Suas crenças a respeito de suas próprias capacidades e do mundo que o cerca terão mais impacto em seus sentimentos e em seus atos do que qualquer outro fator. Certifique-se de que suas crenças são positivas e estão de acordo com o objetivo de alcançar tudo que é possível para você.

8.Comece pelo início — Faça uma análise criteriosa de seu ponto de partida antes de começar a perseguir a consecução de sua meta. Determine qual é exatamente a sua situação no momento presente e seja honesto e, ao mesmo tempo, realista quanto ao que deseja realizar no futuro.

9.Avalie seu progresso — Estabeleça padrões, medidas e pontuações para si mesmo a caminho de sua meta. Essas medidas o ajudam a definir se está indo bem e permitem que faça os ajustes e correções necessários à medida que avança.

10. Remova os obstáculos — O sucesso resume-se à capacidade de resolver problemas e remover obstáculos a caminho de sua meta. Felizmente, a solução de problemas é uma aptidão que você pode dominar com a prática, alcançando suas metas mais rapidamente do que jamais julgou possível.

11. Torne-se um expert em seu campo de atuação—Você tem, em si, neste exato momento, a capacidade de ser um dos melhores naquilo que faz, de se juntar aos 10% que se encontram no topo de seu ramo de atuação. Estabeleça isto como uma meta, trabalhe nela diariamente e não pare de trabalhar até chegar lá.

12. Associe-se às pessoas certas — A escolha das pessoas com as quais você vive, trabalha e se socializa tem mais efeito em seu sucesso do que qualquer outro fator. Decida hoje mesmo associar-se apenas a pessoas de que você gosta, que respeita e admira. Voe com as águias, se quiser ser uma águia também.

13. Trace um plano de ação — Uma pessoa comum dotada de um plano bem elaborado supera de longe um gênio que não tenha um plano. Sua capacidade de planejar e organizar antecipadamente as coisas permitirá que você alcance até mesmo as metas mais complexas e ambiciosas.

14. Administre bem seu tempo — Aprenda como duplicar e triplicar sua produtividade, seu desempenho e sua produção praticando princípios práticos e comprovados de gerenciamento do tempo. Sempre estabeleça prioridades antes de começar e concentre-se no emprego mais valioso do seu tempo.

15. Reveja diariamente suas metas — Separe algum tempo por dia, por semana e por mês para examinar e reavaliar suas metas e seus objetivos. Certifique-se de que ainda está no caminho certo e de que continua trabalhando pelo que é mais importante para você. Esteja preparado para alterar suas metas e seus planos com novas informações.

16. Visualize constantemente suas metas — Dirija os filmes da sua mente. Sua imaginação é um trailer das próximas atrações de sua vida. Esteja constantemente “vendo” suas metas como se elas já tivessem se concretizado. Suas imagens mentais claras e estimulantes ativam todos os seus poderes mentais e atraem suas metas para a sua vida.

17. Ative seu superconsciente — Você tem, em seu interior e ao seu redor, um poder inacreditável que lhe proporcionará tudo que quer ou de que precisa. Dedique-se regularmente a explorar esta impressionante fonte de idéias e intuições para a consecução de metas.

18. Mantenha-se flexível em todas as circunstâncias — Tenha clareza sobre sua meta, mas seja flexível no processo para alcançá-la. Esteja constantemente aberto a maneiras novas, melhores, mais rápidas e mais baratas de alcançar o mesmo resultado, e se alguma coisa não estiver funcionando, esteja disposto a tentar uma abordagem diferente.

19. Libere sua criatividade inata — Você dispõe de mais capacidade criativa para resolver problemas e descobrir novas e melhores maneiras de alcançar metas do que jamais usou. Você é potencialmente um gênio. Pode explorar sua inteligência para superar qualquer obstáculo e alcançar qualquer meta que venha a estabelecer.

20. Realize algo todos os dias — Use o “Princípio do Impulso para o Sucesso”, e comece a agir em direção à sua meta, fazendo diariamente alguma coisa que o aproxime daquilo que quer realizar. A orientação para a ação é essencial para seu sucesso.

21. Persista até conseguir — Em última análise, sua capacidade de persistir mais do que qualquer outra pessoa é a qualidade que lhe garantirá grande sucesso na vida. A persistência é a autodisciplina em ação, e constitui a verdadeira medida de sua crença em si mesmo. Tome antecipadamente a decisão de que nunca, nunca desistirá!

Aí estão os 21 mais importantes princípios descobertos até hoje para o estabelecimento e a consecução de metas. Ao examinar e praticar regularmente tais princípios, você poderá ter uma vida extraordinária. Agora, nada pode detê-lo(a).