terça-feira, 30 de novembro de 2010
mensagem 30/11/10
Quando surge a possibilidade de mudança, uma chuva de questőes também surge a nossa frente:
Será que vou conseguir? Será que năo é perigoso? Será que do outro lado năo há alguma armadilha?
Para que experimentar algo novo se estou vivendo tăo bem assim?
Essas e outras dúvidas surgem quando estamos rumando em uma nova direçăo, e o medo, algumas vezes, toma conta de nós, e acabamos por deixar de lado essa oportunidade.
Algumas vezes abandonamos aquele primeiro caminho que escolhemos, só por que é o menos usado, ou năo se sabe sobre ele.
Aí vamos pelo mesmo caminho que todos os outros. Então É MELHOR COMEÇAR LOGO, com seriedade, alguma coisa mesmo pequena, do que ficar de braços cruzados sonhando com a perfeição.
SOMENTE OS FRACOS E OS TOLOS ESPERAM PELA SORTE,as pessoas esclarecidas e conscientes acreditam que HÁ SEMPRE UMA OPORTUNIDADE DISPONIVEL, para quem acredita que tudo é possível.
A você que está começando hoje um novo caminho, novo empreendimento ou recomeçando sua vida, acredite na força que vem de Deus e mãos a obra que o mundo te espera. Faça isso e tenha um ótimo dia!
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
mensagem 29/11/10
Tolice. Mas ninguém nos avisou disso; não é de admirar que fiquemos frustrados. Aí, olhamos para os outros, que a distância, nos dão a impressão de estar passando maravilhosamente; outro engano, porque eles também têm lá os seus problemas... Todos nós enfrentamos desafios constantemente... Então, como conseguir não enlouquecer? Isso vai depender da maneira como você lida com a vida.
Pra começar, suba um degrau de cada vez; depois, nunca diga algo do tipo “não vou relaxar enquanto não...”. Relaxe e aproveite a vida enquanto ainda está no meio do caminho. Outra coisa: pergunte constantemente “o que estou aprendendo com isso?”. E lembre-se: ninguém jamais consegue arrumar a vida em compartimentos bem ordenados.
As pessoas vêem a felicidade como uma espécie de miragem distante, como se estivessem se arrastando no deserto e à frente houvesse uma placa dizendo FELICIDADE... Isso não existe! A felicidade acontece agora, onde você está. Ou então imagine isso logicamente. Alguém afirma: “não dá pra ser feliz agora porque o banheiro está sendo reformado; mas no mês que vem...”.
Só que, no mês seguinte, as crianças pegam uma gripe, a conte de energia dispara, os parentes vêm passar uma temporada em casa... E aí, essa pessoa continua dizendo... “quem sabe no próximo mês".
É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota. (Theodore Roosevelt)
Bom dia!!
Andrew Matthews, no livro "Siga seu coração" |
domingo, 28 de novembro de 2010
mensagem 28/11/10
"A preocupação é como a cadeira de balanço: mantém você ocupado, porém, não o leva a lugar algum." Conta-se que um doente de um hospital psiquiátrico permanecia com o ouvido encostado na parede. A enfermeira, um dia, perguntou-lhe: que você está fazendo aí?
Silêncio! Cochichou o doente, acenando para que a enfermeira também encostasse o ouvido na parede. A enfermeira concordou e permaneceu ali durante uns minutos, prestando atenção: Não estou ouvindo nada, ela disse.
Eu também não, replicou o doente com a testa franzida. É assim o dia inteiro!
Amigos ouvintes, as pessoas que se preocupam com cada detalhe de sua vida são como este paciente. Umas se preocupam com o que poderia ter sido dito, outras com o que foi dito. Algumas se preocupam com o que poderia acontecer. Outras com o que não aconteceu, mas deveria ter acontecido. Há ainda as que se preocupam com o futuro.
Com quem será que vou me casar? Até que idade vou viver? Será que um dia meu marido (ou esposa) me trairá? Outras se afligem com o que fizeram no passado e com as conseqüências disto.
Deus não nos criou para termos uma vida que é um fardo, Ele quer que tenhamos vida abundante, tanto na mente, como no corpo e no espírito.
Aproveite o advento que começa hoje, é a preparação para o natal, onde o cristão é convidado a sair do comodismo, da passividade, do desleixo e viver os desafios dados por Deus na busca de justiça, amor e paz. Quem não vive para servir, não serve para viver.
Assim como uma flor, fomos criados para florescer, e não para murchar na videira.
Bom dia
sábado, 27 de novembro de 2010
mensagem 27/11/10
Um rato, olhando pelo buraco na parede, viu o fazendeiro e a mulher abrindo um pacote.
Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio advertindo a todos:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
A galinha, disse:
- Desculpe-me, sr. Rato. Eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e lhe disse:
- Há uma ratoeira na ca sa, uma ratoeira!
- Desculpe-me, sr. Rato, disse o porco. Mas, não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar .
Fique tranqüilo. O senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se, então, à vaca. Ela, num muxoxo, disse:
- Uma ratoeira? Isso não me põe em perigo...
Então, o rato, cabisbaixo, voltou para a casa para encarar a ratoeira.
E naquela noite, ouviu-se um barulho!
Meu Deus, era a ratoeira pegando sua vítima!
A mulher do fazendeiro correu para ver o que estava lá. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa.
E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente foi ao funeral.
Para alimentar todo aquele povo, o fazendeiro, então, sacrificou a vaca!
Moral da história:
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco!! Numa comunidade...o problema de um é problema de todos.
Como é na sua casa? E no seu trabalho?
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
mensagem 26/11/10
Se ele estivesse fazendo a lição de casa e algo saísse errado, logo se irritava e desistia do trabalho.
Uma manhã, ao abrir a janela do seu quarto, Carlos viu um beija-flor sobrevoando o jardim e ficou observando. O lindo pássaro, batia rapidamente as asas, descia até o chão, pegava um raminho e subia até o galho de um pinheiro.
Tornava a descer e subir, sempre carregando um raminho no bico que logo teve ajuda da sua companheira.Carlos extasiado. Chamou o pai, a mãe, o irmão. O encantamento era geral.
Naquela noite, houve uma violenta tempestade. Pela manhã, o ninho estava no chão. Carlos ficou olhando triste.Logo o sol saiu. O casal de beija-flores recomeçou a tarefa. Raminho após raminho foi sendo levado.A fêmea se acomodou e botou dois ovinhos.
Carlos de vez em quando espiava o ninho.
Numa bela tarde, que surpresa! Os filhotinhos haviam nascido. Nessa hora, o pai de Carlos aproveitou para falar:
Você já imaginou, meu filho, se no dia daquela tempestade, quando o ninho caiu, os beija-flores tivessem desistido?
O exemplo deles é de persistência e paciência. Procure reforçar essas qualidades dentro de você.
Se você desistir, na primeira dificuldade, perderá a chance de realizar coisas maravilhosas. Pense nisso.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
25/11/10
Que seu caminhar seja cheio de encantos,
para que possas fazer de seus sonhos,
algo real e palpável.
Que seu caminhar seja sem obstáculos,
para que possas seguir confiante,
em busca de seus ideais.
Que seu caminhar seja firme,
na vontade e capacidade de conquistar
novos e velhos amigos.
Pois só os amigos agem em seu caminhar,
como pequenos querubins sempre companheiros,
protetores e eternos vigilantes.
Para que em seu caminhar e também ,
em todos os momentos de sua vida
possas ter como companheira fiel,
a mais prodigiosa das conquistas.
A tua felicidade !
24/11/10
O mestre perguntou ao aprendiz que passou a metade da vida a procura de Deus em todo mundo ate que chegou ao oriente médio, na terra santa:
- então o que achou de Jerusalém?
O aprendiz respondeu:
- Deus não falou comigo, nem mesmo na colina em que cristo morreu. Não fui agraciado por Deus, parece que perdi minha religião.
Então o mestre falou:
- Nem sempre devemos apostar em doutrinas. Através da religião eu vi os mais variados fanatismos serem chamados de “a vontade de Deus”. Temos que ter discernimento e sabedoria para escolhermos nosso caminho.
A santidade está na ação justa e na coragem de proteger aqueles que não podem defender a si mesmos. Agir com misericórdia com as pessoas, assim como Jesus ensinou em um de seus mais belos ensinamentos, na parábola do Bom Samaritano.
Se faz necessário entender como amar nosso próximo. A bondade que Deus deseja, está na consciência e no coração de cada um através do que se decide fazer a cada dia. Se você será um bom homem ou não, isso só depende de você.
O aprendiz com essa lição, entendeu que sua busca passou por todos os lugares do mundo, menos pelo seu coração. Pense nisso!
terça-feira, 23 de novembro de 2010
mensagem 23/11/10
Uma menininha ganhou um livro de presente no aniversário. Um livro de estórias infantis, ensinando tudo de bom e importante que precisava saber.
Prontamente, comunicou a suas amiguinhas o lindo presente que ganhara. E, mesmo antes de começar a lê-lo, já desfilava com ele, mostrando sua capa a todos, como orgulhosa dona que era.
Logo, as meninas mais invejosas começaram a cobiçar o presente, e tudo que podiam, faziam para ler seu livro e aprender suas boas estórias.
A menina, entretanto, resistia corajosamente, defendendo-se das investidas. Principalmente das de suas melhores companhias, que mais chances tinham.
Sabiamente, rompia relações com amizades que manifestavam desejo de tocar seu livro e, embora apenas quisessem saber suas estorinhas, jamais deixava que alguma lesse ao menos o título da capa. Nem ela mesma o lia!
Foram passando os anos, a garota crescendo, a curiosidade das outras aumentando e mais solitária ela ficando. Mesmo assim, não dividia sua propriedade.
Tornou-se moça e mulher feita. Até que, um dia, lembrou de ler o nome do livro.
Era a estória de sua vida, que o egoísmo impediu alguém de conhecer, esquecendo ela mesma de escrever: "Meu Querido Diário".
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
mensagem 22/11/10
Em abril de 1968, os jornais noticiavam que Martin Luther King
havia sido morto a balas por um desconhecido.
O mundo inteiro recebeu com tristeza esta notícia.
Martin Luther King era um Pastor negro americano.Ele se tornou herói lutando pela "não violência".
Dizia sempre: "Só o amor é capaz de transformar o inimigo em amigo.O ódio multiplica o ódio".
A luta foi muito dura. Muitas vezes foi preso. Lançaram uma bomba em sua casa e tentaram matá-lo.
Um dia, seu filho Martin chegou chorando em casa,
porque lhe haviam dito que seu pai estava preso.
Sua mãe, a esposa do Pastor King, disse-lhe:
- "Papai foi preso, porque ajuda aos outros.
Há pessoas que não têm casa, nem boa alimentação, nem roupas.
Teu pai luta para que todas as pessoas tenham esse mínimo necessário".
Outra vez, Martin perguntou à mãe:
- "Por que papai não fica em casa como os outros pais?"
A mãe respondeu:
- "Tu sabes, teu pai é um servo de Deus. É preciso que ele ande por toda a parte, procurando ajudar aos outros".
Martin Luther King foi morto numa cidade onde ele tinha ido para ajudar os negros.
O mundo inteiro chorou a morte deste grande herói que repetia sempre: AMAI VOSSOS INIMIGOS, AMAI, AMAI!
Seu nome lembra-nos que o amor é mais forte do que o ódio.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
mensagem 19/11/10
Antes eu via Deus como um observador, um juiz que não perdia de vista as coisas erradas que eu fazia. Mas aprendi que nossa maior riqueza é permitir que Deus tome o controle total de nossa vida.
Quando eu O conheci melhor, pareceu que a vida era como um passeio de bicicleta para duas pessoas e notei que Deus estava no banco de trás, me ajudando a pedalar.
Quando eu não tomava a direção correta Deus assumia a liderança (Ele conhecia atalhos maravilhosos) passei a subir montanhas e atravessar terrenos difíceis em velocidade vertiginosa! Tudo que eu podia fazer era seguir em frente! Embora tudo aquilo parecesse loucura Ele ficava dizendo:
- Pedale, pedale!!!
Eu ficava preocupado, ansioso e perguntava:
- Para onde o Senhor está me levando?
E Deus apenas ria e não me dava uma resposta e eu comecei a confiar Nele. Logo me esqueci da minha vida rotineira, sofrida e comecei a participar da aventura.
E hoje vamos pedalar junto com Deus?
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
mensagem 18/11/10
O presente é hoje.
O passado está no arquivo.
O futuro é uma indagação.
Faze hoje mesm,o o bem a que te determinaste.
Se tens alguma dádiva a fazer, entrega isso agora.
Se desejas apagar um erro que cometeste, consciente ou inconscientemente, procure sanar essa falha sem delongas.
Caso te sintas na obrigação de escrever uma carta, não relegues semelhante dever ao esquecimento.
Na hipótese de ideia, lizares algum trabalho de utilidade geral, não retardes o teu esforço para trazê-lo à realização.
Se alguém te ofendeu, desculpa e esquece, para que não sigas adiante carregando sombras no coração.
Auxilia os outros, enquanto os dias te favorecem.
Faze o bem agora, pois, na maioria dos casos, "depois" significa "fora de tempo", ou tarde demais.
“Hora Certa”, de Chico Xavier
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
mensagem 17/11/10
As pessoas maduras não se abalam por causa de comentários indelicados de outras pessoas. De vez em quando as pessoas dizem coisas para nos testar e fazem comentários do tipo: “você não trabalha duro!” ou “você come demais!” ou ainda “todo mundo sabe que você casou com ele por dinheiro!”.
Às vezes, essas coisas são ditas por inveja, mas com freqüência, são ditas para provocar uma reação. Qualquer que seja o motivo, a melhor maneira de lidar com isso é sorrir e, ou não dizer nada, ou concordar com a pessoa.
Assim sendo, da próxima vez que seu vizinho o vir em seu carro novo e disser: “você não trabalha quase nada e, ainda assim, eles lhe pagam uma fortuna!”, simplesmente sorria e responda: “não é maravilhoso?”.
Você não tem de explicar nada sobre suas responsabilidades e sobre o tempo que fica “ralando” no trabalho. Não precisa justificar. Apenas sorria e deixe isso para lá. Quando a sua cunhada observar coisas do tipo: “você está sempre tirando férias!”, concorde com ela. Diga: “sim, adoro tirar férias!”.
Se o seu primo disser: “puxa, você deve ter gasto uma nota nessa piscina”, sorria e fale: “pode apostar que sim. É que detesto piscinas baratas”! Não se deixe perturbar. Você não vai ganhar nada discutindo com seu primo, sua cunhada, seu vizinho ou com quem quer que seja. Quando encontrar com pessoas assim, concorde com elas de uma maneira gentilmente natural. Se você começar a tentar se defender, estará frito.
Em poucas palavras: somente pessoas que “pensam pequeno” fazem comentários desagradáveis; e somente pessoas que também “pensam pequeno” se ofendem. Seja alguém que “pensa grande”.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
mensagem 16/11/10
Um homem bastante idoso procurou uma Clínica para um curativo em sua mão ferida, dizendo-se muito apressado porque estava atrasado para um compromisso.
Enquanto o tratava, o jovem médico quis saber o motivo da
sua pressa, e ele disse que precisava ir a um Asilo de Velhos tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá
há bastante tempo ...
Sua mulher sofria do Mal de “Alzeimer” em estágio bastante avançado ...
Enquanto terminava o curativo, o médico perguntou-lhe se ela não ficaria assustada pelo fato de ele estar atrasado.
- “Não, disse ele. Ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos ela nem me reconhece...”
Intrigado o médico lhe pergunta :
- “Mas, se ela já nem sabe quem o senhor é, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs ?”
O velho sorriu, deu uma palmadinha na mão do médico e disse: - “É verdade ... Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei muito bem QUEM ELA É “
Enquanto o velhinho saía apressado, o jovem médico sorria emocionado e pensava : “ Esta é a qualidade de Amor que eu gostaria para a minha vida”
O Amor não se reduz ao físico, ao romântico ... O Amor verdadeiro é a aceitação DE TUDO O QUE O OUTRO É ... DE TUDO O QUE O OUTRO FOI ... DO QUE SERÁ ... DO QUE JÁ NÃO É ...
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
mensagem 15/11/10
Um Palestrante falava sobre como lidar com gerenciamento da tensão do dia-a-dia. Então levantou um copo com água e perguntou à platéia,
- Quanto vocês acham que pesa este copo d'água?
As respostas variaram entre 20gr e até 500gr.
O palestrante, então, comentou:
- Não importa o peso absoluto. Depende de por quanto tempo vou segurá-lo.
Se eu seguro por um minuto, tudo bem. Se eu seguro durante um hora, eu terei uma dor no meu braço.
Se eu seguro durante um dia inteiro, você terá que me chamar uma ambulância. E é exatamente o mesmo peso, mas quanto mais tempo eu passo segurando-o, mais pesado vai ficando.
E concluiu:
- Se carregamos nossos pesos, preocupações, afazeres o tempo todo, mais cedo ou mais tarde, nós não seremos mais capazes de continuar, a carga vai tornando-se cada vez mais pesada.
O que você tem que fazer é deixar o copo em algum lugar e descansar um pouco antes de segurá-lo novamente.
Assim também temos que deixar a carga de lado periodicamente, do jeito que puder! É reconfortante e nos torna capazes de continuar.
Para cada situação na vida carregamos um peso, sabemos que somos capazes de carregar desde que deixemos cada peso descansado no seu devido lugar... sem querermos ao final do dia levá-los para casa...
pare um pouco, respire fundo e continue a caminhada. A vida é curta, aproveite-a!
domingo, 14 de novembro de 2010
mensagem 14/11/10
Um monge morava bem em frente a casa onde uma prostituta recebia vários homens. O monge resolveu repreendê-la:
- Você é uma grande pecadora. Desrespeita a Deus todos os dias e todas as noites.
A pobre mulher então implorou perdão a Deus. Pediu também que o Todo-Poderoso a fizesse encontrar uma nova maneira de ganhar o seu sustento. Mas não encontrou e após uma semana passando fome, voltou a prostituir-se. O monge, irritado não fazia outra coisa a não ser vigiar a rotina da prostituta: a cada homem que entrava, colocava uma pedra num monte.
A mulher começou a tremer vendo a quantidade de pedras, derramou lágrimas de sincero arrependimento, orando: "Ó Senhor, quando vossa misericórdia irá me livrar dessa miserável vida que levo?".
Naquele mesmo dia, o anjo da morte passou e a levou, e também carregou o monge consigo.
A alma da prostituta subiu imediatamente aos céus, enquanto os demônios levaram o monge ao inferno.
O monge viu o que estava acontecendo clamou: "Oh, Senhor, essa é a tua justiça? Eu, que passei a minha vida em devoção e pobreza, agora sou levado ao inferno, enquanto essa prostituta, que viveu em constante pecado, está subindo ao céu!" e ouvindo isso, um dos anjos respondeu:
"São sempre justos os desígnios de Deus. Você achava que o amor de Deus se resumia a julgar o comportamento do próximo. Enquanto você enchia seu coração com a impureza do pecado alheio, essa mulher orava fervorosamente dia e noite. A alma dela ficou tão leve depois de chorar, que podemos levá-la até o paraíso. A sua alma ficou tão carregada de pedras, que não conseguimos fazê-la subir até o alto". Pense nisso antes de apontar qualquer erro e tente rever o que você compreende sobre o céu e o inferno. Lembre-se: Deus é misericordioso.
sábado, 13 de novembro de 2010
mensagem 13/11/10
Quando sentir vontade de chorar, chore! Deixe a lágrima rolar! Qual adulto, idoso, criança, pode se gabar de não ter sentido um dia a necessidade de colo?
Quem atira a primeira pedra? Por mais que sejamos fortes, não podemos fugir às tempestades da vida.
São as decepções, as perdas ou simplesmente nossas expectativas que não são correspondidas que nos fazem sentir pequenos o bastante para desejarmos colo.
E nem sempre é fácil admitir isso. Homens não choram? Choram sim! Mulheres choram fácil demais? Elas se fazem duronas também. As crianças choram à toa. Todo mundo chora.
Pelo menos todo mundo precisa chorar nem que seja uma vez ou outra para aliviar a alma, para diminuir o peso do cansaço e da solidão.
O choro é sempre um sinal de apelo. E um sinal que sempre encontra um bom samaritano no seu caminho. Difícil resistir a alguém que chora!
É quando olhamos para alguém que vemos os olhos marejados... que sentimos que esse alguém precisa de colo; nem sempre de palavras, mas colo, sempre.
Colo que pode representar um abraço mudo e apertado, um olhar compreensivo, um aperto de mão... nada toca mais nossa alma do que olhar nos olhos de alguém que chora.
E nada toca tanto alguém que chora quanto sentir a presença de alguém que o compreende. E nas lágrimas que rolam, rola a tristeza, a insatisfação, o tédio, a dor, as dúvidas e medos.
A alma fica lavada. Por isso chorar alivia. Por isso chorar dá sono. Quando acordamos depois de termos chorado, nos sentimos mais leves, nos sentimos prontos para encarar um novo dia, uma nova situação.
Então... quando sentir vontade, não se contenha! Peça colo, peça ombro... Deixe a lágrima rolar! Ser forte não é ser durão ou durona!
Ser forte é ser capaz de se reconhecer frágil e saber que dará a volta por cima!
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
mensagem 12/11/10
Capacidade de se colocar no lugar do outro para entender o que ele está sentindo. Quando você é sensível àquela pessoa que está abalada, estendendo a sua mão e oferecendo-lhe ajuda, você cativa essa alma. Alegrar um ambiente, motivar quem está ao seu redor, trazer humor e carinho aos outros são provas de empatia.
Empatia é derrubar as barreiras que nos impedem de fazer um contato mais direto e espontâneo com o outro sem nos confundirmos com ele. Veja bem: sem nos confundirmos com a outra pessoa, pois se identificar com ela não significa ser igual a ela ou aprovar tudo o que faz. Continuamos tendo a nossa própria maneira de ser.
Para que possamos entrar em contato com o outro de forma saudável e construtiva precisamos estar bem conosco mesmos, reconhecermos o que não gostamos em nós e admirarmos nossas qualidades.
Ter empatia não tem nada a ver com a necessidade compulsiva de realizar os desejos alheios. Neste caso não estamos sendo pacientes e nem mesmo generosos! Não estamos tendo empatia.
É preciso acontecer uma troca equilibrada entre ceder e requisitar, dar e receber afeto e atenção. Esta troca nos aproxima de modo saudável das pessoas.
Entrar em contato com os próprios sentimentos é a base para desenvolver a empatia.
Reflita: Como alguém que desconhece suas próprias necessidades poderá entender as necessidades alheias?
Toda personalidade se enriquece com isso: Há uma poderosa química que o outro exerce sobre nós, produzindo efeitos e aflorando virtudes das quais nós sozinhos seríamos incapazes de nos apropriar.
A empatia só se contrói com paciência e doação de corações e o primeiro passo terá que ser o seu. A empatia é a essencia da comunicação entre as pessoas. Dê o primeiro passo hoje.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
mensagem 11/11/10
Ser capaz de ler a mensagem do mundo que a outra pessoa é, compreendê-la em sua essência… Quantos poucos se dão ao trabalho de fazerem isto? Talvez nem se achem capazes! Pois quantos mundos existem dentro de uma só pessoa??!! Um universo de possibilidades!
Toda a interpretação que fizer, será baseada naquilo que puder ver, tocar, sentir, intuir… Se me propuser a acolher, aceitar, colocar-me no lugar do outro, minha interpretação vai ser mais libertadora.
Quantos mundos a nossa volta para serem lidos e interpretados!
Quantas pessoas precisando ser aceitas, amadas, compreendidas!
No mundo individualista e tão carente compreensão e amor, é preciso dar-nos conta desta capacidade que nos foi dada e assumi-la com responsabilidade.
São Paulo nos lembra:
Ainda que tivéssemos toda a inteligência de que precisamos, e fôssemos capazes de ler a mensagem de tantos mundos, se não fosse por amor e com amor, de nada adiantaria.
Podemos ainda nos questionar:
Que leitura temos feito das pessoas a nossa volta? É libertadora ou opressora?
O bom disto tudo é que sempre é tempo de mudar e aprender a ler e interpretar melhor a nós mesmos e aos outros.
Que possamos viver este dia com um novo olhar sobre os mundos a nossa volta!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
mensagem 10/11/10
Você alguma vez se pegou dizendo: “Um dia vou escrever um livro... ou viajar pelo mundo, compor uma sinfonia...”, ou qualquer outra coisa do gênero? Não foi só você que fez isso.
Quase todos nós fantasiamos sobre algo que gostaríamos de fazer um dia. Saiba que os sonhos e sentimentos a respeito do que gostaria de fazer são pistas importantes do que é melhor para você...?
Lembre-se, a cada manhã, quando o despertador toca, você tem uma nova oportunidade de fazer o que quer com as horas a sua frente. Diariamente você recebe uma lousa nova, sem nada escrito.
Você pode ter 10, 20, 30, 50 anos de vida pela frente; e como você vai usar esse tempo?.. O que você vai fazer com o resto da sua vida? Vai continuar a se enganar, achando que algum dia terá tempo para fazer alguma das coisas que realmente são importantes para você?
Na verdade, isso nunca acontecerá, a menos que você decida que esse tempo é hoje... A verdadeira realização na vida acontece quando respondemos com honestidade às seguintes perguntas: - o que é mais importante para mim?, - o que eu gostaria verdadeiramente de realizar?, - que legado eu gostaria de deixar? O desafio é descobrir o que queremos, o que gostaríamos de fazer e, então, começar a trabalhar diariamente para realizar nossos desejos. Não importa se temos, 20, 35, 50, 75 anos, ou mais. O que precisamos fazer é decidir quando vamos começar a trabalhar para conseguir o que queremos.
O que você quer meu amigo ouvinte?
terça-feira, 9 de novembro de 2010
mensagem 09/11/10
Ralph Marston
Se o sucesso não tivesse um custo, todo mundo seria um sucesso. Se as conquistas não tivessem um custo, todos seríamos conquistadores. Se a felicidade não exigisse dedicação, ela perderia o sentido.
Temos a tendência de pensar em grandes conquistas levando em conta apenas o resultado final. Mas geralmente isso se torna uma gota na caminhada. A conquista mesmo está no fazer, no esforço, na dedicação, no custo exigido.
Ter uma vida de sucessos não significa acumular troféus e prêmios, mas sim estar disposto a comprometer-se com o custo que esse sucesso irá trazer pra sua vida.
Ser um sucesso exige esforço, dedicação, disciplina, foco, paixão, e muitas outras qualidades que não podem ser guardadas num armazém mas que devem ser exercitadas em todos os momentos.
No preço que você paga está o valor que você procura.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
ROTEIRO PARA O ORADOR PERFEITO
APRESENTAÇÃO
Ao ser chamado:
- tenha movimentos lentos (reduzir efeito da adrenalina – sensação de tempo passar rápido)
- faça a respiração abdominal (inspire, e respire lentamente em 10segundos)
- postura confiante (coluna e mãos – nível do abdômen – 90°)
- faça uma saudação com os olhos (devagar e com alegria)
- crie expectativa (evite precipitações, a APRESENTAÇÃO é um momento pessoal)
- crie um ponto de referência na sua frente (atingindo a todos com seu olhar, uma linha horizontal
- depois dessa sequência, utilize (sugestão) esses tópicos: saudações, nome, atividades, referências de locais ou pessoas, citações e agradecimentos.
Obs: na apresentação evite o compromisso com o tema. Conquiste a atenção e a simpatia do seu público. Lembre-se, quando conseguir esse feito, seu discurso tem chances de atingir seu propósito.
INTRODUÇÃO AO TEMA
Naturalmente justifique o tema:
- utilize descrições que ancorem o tema, relatos, anedotas, citações
- trabalhe as coisas óbvias, imprima a quantidade (volume, altura, comprimento, peso). Ex: porta - relacionado as oportunidades de crescimento.
- ative a sensibilidade, fale do cheiro, cor, sabor, tato e som. Motive a curiosidade.
Obs: preparamos o lado positivo do público, despertamos o sonho fazendo a dinâmica de transformação.
DESENVOLVIMENTO
Direcione com respostas de perguntas como:
1-O quê?; 2-Qual?; 3-Quem?; 4-Onde?; 5-Quanto?; 6-Quando; 7-Por quê?; 8- Como?
O que?
- definição do assunto principal, descrição objetiva do tema. Concentre-se no essencial, no elemento chave.
Ex: Tema: Controle de Natalidade e o Título: A família moderna
A partir do titulo poderíamos afirmar: “A família moderna é a que se preocupa com o controle de natalidade que são uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou da à luz”
Qual?
- buscar bases no direito constitucional, argumentação (discurso do tipo do direito: atual ou ultrapassado)
- pergunta: Qual o direito?
Quem?
- as pessoas envolvidas no tema devem ser relacionadas, classificadas e destacadas.
Ex: “O Cientista Social norte-americano Dr. Manfrey Winki da Universidade da Califórnia em um intercâmbio com a Universidade de São Paulo desenvolveu em 2000 um programa voltado...”
Onde ?
- descreva os cenários com maior número de detalhes possíveis
Ex: “hoje só no Estado do Pará a natalidade supera a média nacional, indicando a falta de planejamento das famílias onde o espaço de nascimento entre um filho e outro é de uma ano...” “nos Estados Unidos onde foi implantado esse programa a diferença é de cinco anos...”
Quanto?
- podemos citar estatísticas, estabelecer metas (direcionando e quantificando)
Ex: utilizar material de apoio como gráficos, vídeos, simulações de resultados (visual a todos)
Quando?
- essa pergunta não precisa ser expressa para o público
- dependendo do tema: quando começou o problema?
Ex: “ a partir de um a fato desencadeou a morte de uma mulher de 32 anos, vítima de hemorragia em meados dos anos 70,nordeste brasileiro, causada por um chá abortivo...” “...onde as condições de atendimento da época era precário nos centros de saúde, além da distância a falta de políticas públicas, as orientações vinham dos mais velhos como os avós e parteiras existentes nessas localidades...as mulheres tomavam chás abortivos levando muitas vezes a óbito a mãe...”
Por quê?
- tome partido e expresse uma opinião clara (voz firme: exprime credibilidade)
- tome cuidado não é a conclusão, destaque os benefícios e prejuízos se não tomadas atitudes e ações necessárias no contexto da tese.
Como?
- é a transição entre desenvolvimento e conclusão
- é a maneira como a coisa pode ser feita: propostas e sugestões de soluções de problemas apresentados.
CONCLUSÃO
- Aumente o volume e o tom da voz
- faça perguntas onde respostas confirmem sua opinião Ex: “vale a implantação do programa em nossa comunidade? Vale!...; é importante? É imprescindível!...”
- cite várias alternativas de ação que confirmem sua posição
- saudações finais e agradecimentos – não especule, termine logo.
Obs: Importante ao elaborar este questionário, crie várias perguntas para cada uma das oito questões, assim você sentirá certeza e firmeza da tese que você defende.
Dica para controlar o TEMPO
Divida o tempo como estivesse fazendo quatro discursos:
Ex: tenho somente 10 minutos.
· 2 minutos – apresentação
· No 4° minuto – estarei terminando a introdução e começando o desenvolvimento
· Marque 4 minutos para o desenvolvimento (pode precisar de mais tempo de utilizar auxilio didático)
· No oitavo minuto – estarei entrando na conclusão que terminará no 10° minuto.
Desta forma, com várias marcas de tempo, ficará mais fácil apresentar e não se perder no tempo.
Roteiro elaborado e cronometrado, agora o próximo passo é memorizar o conteúdo.
Bons estudos!
Bibliografia
Góis, Marcos da Costa.
Memorização para falar em público (coleção Memória de Elefante); - São Paulo: Universo dos Livros, 2010.
mensagem 08/11/10
"O que eu fiz pra merecer isso?" ou..."Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?" Aqui vai uma belíssima explicação.
A filha dizia à Mãe como tudo ia errado. Ela não se saíra bem na prova de Matemática, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudança para outra cidade.
Em horas de amargura, a mãe sabia que poderia agradar a filha preparando-lhe um bolo. Naquele momento não foi diferente.
Abraçou a filha e levou-a à cozinha, conseguindo arrancar da moça um sorriso sincero.
Logo que a mãe separou os utensílios e ingredientes que usaria e os colocou na mesa, perguntou à filha:
- Querida, quer um pedaço de bolo?
- Mas já, mamãe? É claro que quero. Seus bolos são deliciosos...
- Então está bem, respondeu a mãe.
Tome um pouco desse óleo de cozinha!
Assustada, a moça respondeu:
- Credo, mãe!
Que tal então comer uns ovos crus, filha?
- Que nojo, Mãe!
- Quer então um pouquinho de Farinha de Trigo ou Bicarbonato de Sódio?
- Mãe, isso não presta!
A Mãe então respondeu:
- É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando as colocamos juntas, na medida certa...Elas fazem um bolo delicioso!
Deus trabalha do mesmo jeito.
Às vezes a gente se pergunta por que Ele quis que nós passássemos por momentos difíceis, mas Deus sabe que quando Ele põe todas essas coisas na ordem exata, elas sempre nos farão bem.
A gente só precisa confiar n'Ele e todas essas coisas ruins se tornarão algo fantástico!
Deus é louco por você. Ele te manda flores em todas as Primaveras...
Faz nascer o Sol todas as manhãs...E sempre que você quiser conversar, Ele vai te ouvir!
Ele pode viver em qualquer lugar do universo, e Ele escolheu o seu coração!
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
VISITA DO GOVERNADOR ELEITO 2010 NA LIBERAL FM
mensagem 05/11/10
Uma senhora muito pobre telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda.
Um bruxo do mal que ouvia o programa resolveu pregar-lhe uma peça.
Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários e ordenou que fizessem uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação:
- Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o DIABO!
Ao chegarem na casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo
guardando alimentos.
Os secretários do bruxo, conforme a orientação recebida, lhe perguntaram:
- A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?
A mulher, na simplicidade da fé, respondeu:
- Não, meu filho... Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!
'NÃO SE PREOCUPE DE QUE MANEIRA VIRÁ SUA VITÓRIA, MAS QUANDO DEUS DETERMINA, ELA VEM......AH VEM!!!
*Tenha paciência.. não é no seu tempo e sim no tempo Dele......
porque você vê até um limite....
Ele ultrapassa esse limite....... e vê muito além do que enxergamos.!!*
DEUS te abençoe, e tenha um bom dia
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
mensagem 04/11/10
A sua irritação não solucionará problema algum...
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas...
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida...
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus...
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você...
Não estrague o seu dia.
Aprenda a sabedoria divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre, então:
Quer vencer os desafios?- confie em Deus
Quer ser bom no que faz?- Pratique!
Quer alcançar o objetivo?- Jamais desista!
Quer crescer?- tenha raizes.
Quer ver resultados? Persevere.
Quer ser feliz?- esqueça o passado
Quer falar bem?- Escute melhor.
Quer aprender?-Persista em ler.
Quer realização pessoal?- Sirva!
Quer fazer diferença?-Pague o preço. Corra certos riscos. Riscos calculados.
Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados e se persistirem com essa tolice, serão derrotados em toda a vida.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
mensagem 03/11/10
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã.
Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para por de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.
Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.
Esperamos demais para dar carinho aos nossos filhos pequenos, esquecendo como curto é o tempo em que eles são pequenos, como depressa a vida os faz crescer e ir embora.
Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos.
Quem sabe como longo será tarde demais?
Esperamos demais para ler os livros, ouvir as músicas, ver os quadros que estão esperando para alargar nossa mente, enriquecer nosso espírito e expandir nossa alma.
Esperamos demais para pronunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenhar no palco.
Deus também está esperando. Esperando nós pararmos de esperar. Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.
É hora de viver!
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
mensagem 01/11/10
( Roberto Shinyashiki)
Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem, mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.
Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores, pois...
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.
Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa!
-
Projeto pessoal Conheci na semana passada um em holandês e sua família Chamado Yan Ráisenás, um empreendedor e empresário do grupo Oxb...
-
Ser ou Ter? Nossa correria diária não nos deixa pararpara perceber se o que temos já não éo suficiente para nossa vida. Nos preocupamos muit...
FILME JESUS
TENHO ALGO A LHE DIZER
CAMINHE NA DIREÇÃO DO SUCESSO
A qualidade mais importante que você pode desenvolver para obter sucesso ao longo da vida é o hábito de tomar medidas concretas a respeito de seus planos, metas, ideias e intuições. Quanto mais tentar, mais cedo alcançará a vitória. Seguem abaixo, 21 passos necessários para estabelecer e alcançar metas e viver uma vida maravilhosa.
1.Libere seu potencial — Lembre-se sempre de que seu potencial é ilimitado. Tudo que você realizou na vida até agora foi apenas uma preparação para as coisas incríveis que poderá realizar no futuro.
2.Assuma o controle da sua vida — Você é totalmente responsável por tudo que é atualmente, por tudo que pensa, diz e faz, e por tudo aquilo se tornará a partir de agora. Recuse-se a encontrar desculpas ou a culpar os outros. Em vez disso, avance diariamente em direção a suas metas.
3.Crie seu próprio futuro — Suponha que não existem limites para o que você pode fazer, ser ou ter nos meses e anos vindouros. Pense a respeito e planeje seu futuro como se dispusesse de todos os recursos de que precisa para criar a vida que deseja.
4.Defina seus valores — Seus valores e convicções mais profundos o definem como pessoa. Dê-se ao trabalho de examinar detalhadamente aquilo que importa e tudo em que acredita em cada área de sua vida. Recuse-se a se desviar do que considera certo.
5.Defina suas verdadeiras metas — Decida o que realmente quer realizar em cada área de sua vida. A clareza é essencial para a felicidade e uma vida de alto desempenho.
6.Defina com clareza seu principal objetivo — Você precisa de um objetivo central para construir sua vida ao redor dele. Deve existir uma meta específica que o ajudará a alcançar suas outras metas. Decida qual é e trabalhe nela o tempo todo.
7.Analise suas crenças — Suas crenças a respeito de suas próprias capacidades e do mundo que o cerca terão mais impacto em seus sentimentos e em seus atos do que qualquer outro fator. Certifique-se de que suas crenças são positivas e estão de acordo com o objetivo de alcançar tudo que é possível para você.
8.Comece pelo início — Faça uma análise criteriosa de seu ponto de partida antes de começar a perseguir a consecução de sua meta. Determine qual é exatamente a sua situação no momento presente e seja honesto e, ao mesmo tempo, realista quanto ao que deseja realizar no futuro.
9.Avalie seu progresso — Estabeleça padrões, medidas e pontuações para si mesmo a caminho de sua meta. Essas medidas o ajudam a definir se está indo bem e permitem que faça os ajustes e correções necessários à medida que avança.
10. Remova os obstáculos — O sucesso resume-se à capacidade de resolver problemas e remover obstáculos a caminho de sua meta. Felizmente, a solução de problemas é uma aptidão que você pode dominar com a prática, alcançando suas metas mais rapidamente do que jamais julgou possível.
11. Torne-se um expert em seu campo de atuação—Você tem, em si, neste exato momento, a capacidade de ser um dos melhores naquilo que faz, de se juntar aos 10% que se encontram no topo de seu ramo de atuação. Estabeleça isto como uma meta, trabalhe nela diariamente e não pare de trabalhar até chegar lá.
12. Associe-se às pessoas certas — A escolha das pessoas com as quais você vive, trabalha e se socializa tem mais efeito em seu sucesso do que qualquer outro fator. Decida hoje mesmo associar-se apenas a pessoas de que você gosta, que respeita e admira. Voe com as águias, se quiser ser uma águia também.
13. Trace um plano de ação — Uma pessoa comum dotada de um plano bem elaborado supera de longe um gênio que não tenha um plano. Sua capacidade de planejar e organizar antecipadamente as coisas permitirá que você alcance até mesmo as metas mais complexas e ambiciosas.
14. Administre bem seu tempo — Aprenda como duplicar e triplicar sua produtividade, seu desempenho e sua produção praticando princípios práticos e comprovados de gerenciamento do tempo. Sempre estabeleça prioridades antes de começar e concentre-se no emprego mais valioso do seu tempo.
15. Reveja diariamente suas metas — Separe algum tempo por dia, por semana e por mês para examinar e reavaliar suas metas e seus objetivos. Certifique-se de que ainda está no caminho certo e de que continua trabalhando pelo que é mais importante para você. Esteja preparado para alterar suas metas e seus planos com novas informações.
16. Visualize constantemente suas metas — Dirija os filmes da sua mente. Sua imaginação é um trailer das próximas atrações de sua vida. Esteja constantemente “vendo” suas metas como se elas já tivessem se concretizado. Suas imagens mentais claras e estimulantes ativam todos os seus poderes mentais e atraem suas metas para a sua vida.
17. Ative seu superconsciente — Você tem, em seu interior e ao seu redor, um poder inacreditável que lhe proporcionará tudo que quer ou de que precisa. Dedique-se regularmente a explorar esta impressionante fonte de idéias e intuições para a consecução de metas.
18. Mantenha-se flexível em todas as circunstâncias — Tenha clareza sobre sua meta, mas seja flexível no processo para alcançá-la. Esteja constantemente aberto a maneiras novas, melhores, mais rápidas e mais baratas de alcançar o mesmo resultado, e se alguma coisa não estiver funcionando, esteja disposto a tentar uma abordagem diferente.
19. Libere sua criatividade inata — Você dispõe de mais capacidade criativa para resolver problemas e descobrir novas e melhores maneiras de alcançar metas do que jamais usou. Você é potencialmente um gênio. Pode explorar sua inteligência para superar qualquer obstáculo e alcançar qualquer meta que venha a estabelecer.
20. Realize algo todos os dias — Use o “Princípio do Impulso para o Sucesso”, e comece a agir em direção à sua meta, fazendo diariamente alguma coisa que o aproxime daquilo que quer realizar. A orientação para a ação é essencial para seu sucesso.
21. Persista até conseguir — Em última análise, sua capacidade de persistir mais do que qualquer outra pessoa é a qualidade que lhe garantirá grande sucesso na vida. A persistência é a autodisciplina em ação, e constitui a verdadeira medida de sua crença em si mesmo. Tome antecipadamente a decisão de que nunca, nunca desistirá!
Aí estão os 21 mais importantes princípios descobertos até hoje para o estabelecimento e a consecução de metas. Ao examinar e praticar regularmente tais princípios, você poderá ter uma vida extraordinária. Agora, nada pode detê-lo(a).